Saúde Auditiva

Entenda como funciona a nossa audição



   A audição é o sentido primordial para a comunicação humana. E, infelizmente, cerca de DEZ milhões de Brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva. Em muitos casos, a perda é gradativa, ocasionada por causas congênitas (ao nascimento) ou adquiridas como idade avançada, uso de medicamentos ototóxicos, traumas, exposição prolongada a sons muito altos, entre outros motivos.

Se você tem dificuldades em ouvir ou discriminar certos tipos de sons como a campainha, o telefone tocando, em entender o que as pessoas falam ou apresenta zumbido no ouvido, é importante realizar uma avaliação aditiva.

COMO OUVIMOS?

Orelha externa:
Conhecido como pavilhão auricular, é a parte visível da orelha. Essa estrutura é responsável por captar os sons do ambiente e transmití-las para o canal auditivo.

Orelha média:
A vibração da membrana timpânica transmite o som para a orelha interna através de três pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo) que o conduz para a orelha interna.

Orelha interna:
Composta de duas partes principais. A cóclea, um complexo sistema de células ciliádas (células sensoriais) e o sistema vestibular, responsável pelo envio do impulso nervoso ao cérebro para o processamento auditivo.



TIPOS DE PERDA AUDITIVA

A diminuição da audição (hipoacusia) é classificada em 3 graus:
-Leve
-Moderada
-Profunda

Perda Auditiva Sensórioneural
Esse tipo de perda auditiva envolve uma deterioração da orelha interna. Os pequenos cílios que cobrem a passagem auricular, e que transportam o som, são danificados. Esse tipo de perda é causado, na maioria das vezes, por uma exposição prolongada a sons de alta intensidade, infecções virais e bacterianas, acúmulo de fluido, trauma súbito à orelha, e ao processo natural de envelhecimento.

Perda Auditiva Condutiva
Esse tipo de perda auditiva occorre quando a orelha interna não recebe adequadamente os sinais. Ela pode ser causada por danos à orelha média ou ao canal auditivo, acúmulo de fluído atrás do tímpano, ou excesso de cêra (cerúmen). Geralmente a perda auditiva condutiva pode ser medicamente tratada. Se cirurgia ou medicamentos não forem uma opção, os aparelhos auditivos podem ser uma excelente solução para o problema auditivo, através de indicação médica.



Quais são os profissionais indicados para esta avaliação?
-Clínico Geral
-Otorrinolaringologista
-Fonoaudiólogo
-Médico do Trabalho
-Neurologista